Além de levar para o espaço de exposição um estande apresentando o potencial turístico goiano, valorizado pelas belezas naturais presentes nas regiões das Águas Quentes, Chapada dos Veadeiros e da Terra Ronca
A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) fará sua estreia no Brazil Travel Market (BTM) – considerado o maior evento do Nordeste para o trade turístico – e que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, com previsão de reunir cinco mil participantes. A 14ª edição do BTM visa promover a integração do setor de viagens, ao criar um ambiente ideal para a apresentação de novos produtos ao mercado; além de abrir espaço para a realização de fóruns sobre temas pertinentes à evolução do setor em âmbito nacional.
Além de levar para o espaço de exposição um estande apresentando o potencial turístico goiano, valorizado pelas belezas naturais presentes nas regiões da Chapada dos Veadeiros, das Águas Quentes e da Terra Ronca; a Goiás Turismo também marcará presença na programação paralela composta por conferências e reuniões temáticas.
“Estamos abrindo uma nova porta para divulgar o nosso potencial turístico a um público que prioritariamente está focado em apresentar as opções de viagens na rota sol e praia. O nosso país é vasto, e Goiás reserva belezas ímpares, e experiências de ecoturismo e bem-estar que precisam ser melhor conhecidas pelo trade como um todo”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Compartilhamento de conhecimento
O evento será palco de importantes reuniões técnicas envolvendo a participação de representantes de várias regiões do país para discutir sobre o avanço do turismo nacional. Durante sua realização, será promovida a Conferência das Instâncias de Governança Regional (IGRs). Goiás, que possui em seu território 12 IGRs, terá duas delas representadas: a de Terra Ronca e das Águas Quentes.
Conforme explica o interlocutor estadual da regionalização junto ao Ministério do Turismo, o turismólogo da Goiás Turismo, Luciano Guimarães Soares, as duas IGRs escolhidas apresentam grau de maturidade necessário para serem disseminadoras junto às demais sobre quais os passos necessários para a formalização e aprimoramento de cada uma delas.
“Estaremos presentes na Conferência para apresentar os passos dados até agora dessas duas regiões tão relevantes para o turismo goiano. Vale ressaltar que a região das Águas Quentes atrai 10 milhões de visitantes anualmente; e a Terra Ronca reúne o maior complexo de cavernas da América do Sul, e tem em sua liderança atual o presidente do Fórum Estadual de Turismo. Então, vamos aproveitar o compartilhamento de experiências das IGRs que já conseguiram avançar na sua estruturação para aplicarmos as boas práticas em solo goiano”, esclarece Luciano.
Referência Nacional
A coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, que preside a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), Giovanna Tavares, vai abrir o Encontro da Região Nordeste, quando abordará a trajetória, propósitos e atuação do trabalho de pesquisa desenvolvido desde a fundação da Rede em 2017. Na ocasião, também será assinada a Carta de Fortaleza para o fortalecimento da pesquisa em rede de turismo no Nordeste.
“Goiás, junto com Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, possuem os observatórios com maior tempo de atuação no país, tendo se tornado referência no trabalho de pesquisa qualificada e estratégica para o mapeamento da atividade turística em seus territórios. É nossa missão levar adiante o que aprendemos em mais de 17 anos de atuação na atividade de pesquisa mercadológica do setor”, explica Giovanna Tavares.
Fonte: Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
Foto: Reprodução Goiás Turismo