Forças de Segurança são homenageadas em Sessão Solene na Câmara de Caldas Novas

Política Local / 555

Na noite desta quarta-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Caldas Noas realizou Sessão Solene em homenagem as Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás.

A criação da honraria tem por objetivo prestar homenagem aos Policiais Militares lotados no 26° Batalhão da Policia Militar do Estado de Goiás, aos Bombeiros Militares lotados no 9° B.B.M do Estado de Goiás, aos membros da Policia Civil lotados na Delegacia de Caldas Novas e na 19° Delegacia Regional de Polícia, aos Policiais lotados na 4ª Coordenação Regional Prisional da Polícia Penal de Goiás, e para aquelas pessoas que prestaram ou prestam relevantes serviços à segurança pública na Região das Águas Quentes, constituindo-se referência e exemplo perante toda a comunidade Caldasnovense.

Ao abrir a Sessão Solene, o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Câmara, deu boas vindas a todos e fez questão de mencionar o nome do Vereador Hudson Matheus autor do projeto de lei que deu origem à referida sessão solene.

Na solenidade policiais militares e bombeiros receberam a ‘’Medalha Mérito Segurança Pública - Coronel Heber de Souza Lima", o nome da honraria foi escolhido para homenagear (in memoriam) uma grande pessoa com inestimáveis serviços prestados ao Estado de Goiás, mas principalmente ao Município de Caldas Novas. 

Coronel Heber nasceu no município de Goiânia, filho do Coronel Henrique de Souza Lima e de Dionésia Silva Lima, Heber, iniciou sua carreira na Polícia Militar do Estado de Goiás aos 17 anos. De família tradicional militar, seu pai Coronel da Reserva, foi Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, seus irmãos, ambos militares, Coronel Henrique Júnior e Coronel Henrikson, sua irmã também militar, Major do Corpo de Bombeiros, Dione Lima. Além dos 03 irmãos militares, Heber também tinha uma irmã odontóloga, Diane Lima.

Coronel Heber deixou dois filhos, frutos do seu primeirocasamento, Giovanna Lyssa Barbosa de Souza Lima Caetano de Almeida e Victor Hugo Barbosa de Souza Lima. Coronel Heber de Souza Lima, já recebeu o título de cidadão caldasnovense em razão de seu amor e de seus serviços prestados em prol da cidade de Caldas Novas, dono uma de carreira extraordinária e irretocável, com diversas condecoraçõesna corporação. 

Em Caldas Novas, foi Comandante por duas vezes, tendo como mérito a transformação da unidade em Batalhão, que antes era apenas uma companhia independente. Um feitohistórico para o município. Também ergueu a barreira da Polícia Rodoviária, uma das mais bonitas e organizadas do Estado. Seu trabalho na cidade teve a maior aprovação popular, sempre trabalhando com estratégia, capacidade, planejamento e zero de marketing.

Coronel Heber de Souza Lima também foi consultor da TV Record nacional, sempre prestando relevantes serviços de informação à população. Treinado pelo BOPE do Rio de Janeiro e pela SWAT americana. No Estado de Goiás, Coronel Heber já foi comandante do Comando de Operações Especiais, um dos mais importantes de Goiás.Durante 31 anos de serviço, nunca respondeu processo e nem punição disciplinar, mesmo trabalhando nos mais difíceis comandos, como o da ROTAM e no comandando dos batalhões do BOPE, CHOQUE, GIRO, GRAER, CAVALARIA, BATALHÃO DE EVENTOS, dentre outros.

Em conversa com nossa equipe, o Vereador Hudson Matheus destacou que  ‘’As atividades exercidas por estas pessoas e profissionais são de extrema relevância para a população, uma vez que, de forma preventiva ou corretiva atuam na segurança zelando pelo bem-estar e integridade dos visitantes e munícipes de nossa cidade.  O Intuito dessa entrega mais que evidente é o de valorizar a inteligência, coragem e a qualidade dos serviços prestado por estas pessoas. Não podemos esquecer que estes, são seres humanos como todos nós que compomos esta sociedade, são chefes de família, que muitas vezes se sobrepõem ao perigo para garantir a integridade de seu semelhante, e isto acontece porque são pessoas de bem e acreditam na sua profissão e na instituição a que pertencem, honrando-as e dignificando-as’’.


Conheça a relação dos homenageados por vereador:

Vereador Andrei Barbosa
 - Tenente Cel Tiago Dias Coelho

Vereador Claudinho Costa 
- Sub Tenente Valdiney Augusto De Morais

Vereador Daniel Caldeira 
- Major Rodney Shimabuku Rodrigues

Vereador Everton Jamal - Capitão Luiz Alexandre Dias

Vereador Gilmar Engenheiro 
- 1° Sargento Marcos Alves Gomes

Vereador Gilmar Martins 
- 3° Sargento Eurípedes Romualdo De Sousa

Vereador Hudson Mateus 
- Capitã Joyce Ferreira Faria Dias

Vereador João Muniz 
- Soldado Heitor Borges Nogueira

Vereador Josiel Dos Cachorros 
- 3° Sargento Nilo Pereira De Almeida

Vereador Marinho Câmara 
- Major Daniel Freire Pereira Batista
-Cel. Ester Clementina Barbos Lacerda

Vereador Paulo Da Laranja
 - Capitão Elvisley Lemes DinizJúnior

Vereador Professor Rodrigo 
- 3° Sargento Alberto Brito

Vereador Rodrigo Lima 
- Cel João Da Silva Vieira.

Vereador Ronan Maia 
- 2° Tenente Vander Lopes Barbosa

Vereador Saulo Inácio 
- Cel Rogério Virgílio De Rezende Tomé

Vereador Weuller Gonçalves 
- Soldado Carlos Alexandre de Souza Júnior