Festas tradicionais em Goiás podem se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial

Goiás / 868

A festa do Divino Espírito Santo é uma celebração cristã, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan)

Foi aprovado em segunda votação, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto que Lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB) que tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás as festas tradicionais de Folias de Reis e Festa do Divino Espírito Santo.

A festa do Divino Espírito Santo é uma celebração cristã, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan), em abril de 2010, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Nessa festividade, as pessoas se unem e fazem contribuições voluntárias a fim de promover um dia de fartura e abundância a todos da comunidade, em forma de agradecer ao Espírito Santos os dons e as graças recebidas durante o ano atual e ano anterior.

Já a Folia de Reis ocorre nas casas das pessoas que se oferecem para receber a visita do grupo de festejo, que chega cantando e tocando músicas que lembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Os anfitriões oferecem comidas, bebidas e lembrancinhas após a confraternização o grupo segue para a próxima residência.

Em sua justificativa, o deputado Amilton Filho (MDB) defende que “as diversas identidades de um determinado território compõem um quebra-cabeça em constantes construção e como as tradições culturais, permanecem sólidas e praticantes na contemporaneidade sendo, de fato, um saber gerado no cotidiano e passado de geração para geração”, destaca ele. O projeto de Lei aprovado na Alego agora segue para sanção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).

Fonte: Gabinete Dep. Amilton Filho
Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Foto: Reprodução/Alego