O resultado é esperado após os grandes investimentos feitos pelo governo de goiás no setor do turismo, após mais de 2 anos de paralização em razão da pandemia de Covid-19.
Todos sabem que a natureza de Goiás é exuberante e diversificada, atraindo o turismo em todas as regiões do estado. Essa multiplicidade de destinos tem a força de colocar o estado no 8° lugar no ranking nacional. De acordo com Fabrício Amaral, Presidente da Goiás Turismo, as cidades com maior número de visitantes são Caldas Novas e Rio Quente, representando 60% do turismo, nas demais cidades, como Pirenópolis, Cidade de Goiás e Chapada dos Veadeiros representam os outros 40%.
De acordo com recente levantamento publicado nesta última quarta-feira (6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás é atualmente o 10º destino brasileiro mais procurado pelos turistas. A expectativa é que o ano de 2022 supere o número de turistas de 2021, em relação ao ano 2020, último levantamento registrando 21,2%.
O Presidente da Goiás Turismo aponta que esse crescimento é fruto dos investimentos feitos nas regiões turísticas. E que a preferência atualmente é por destinos turísticos com menor distância, em que as famílias possam ir em seu carro. “As pessoas deixaram de viajar para o mercado internacional, cortaram viagens de longa distância e apostaram em viagens seguras que pudessem ser feitas de carro”, explicou Amaral.
Fabrício Amaral espera que o Estado de Goiás mantenha a mesma velocidade de avanço até o momento, registrando recorde de 40% até junho deste ano. Com isso, a expectativa é colocar Goiás em 8° lugar entre os estados mais visitados, ainda este ano. “Dá pra gente subir umas duas posições com suma tranquilidade, em relação aos destinos nacionais. Uma vez que as pessoas conhecem a beleza de Goiás, a tendência é que elas voltem”, ressaltou o Presidente da Goiás Turismo.
O governo do estado tem investido na qualificação dos profissionais da pasta. A pedido do Governador Ronaldo Caiado, as equipes da Goiás Turismo têm recebido aperfeiçoamento em sua área desde 2019. E o objetivo dos agentes é disseminar novas áreas de visitação no estado que ainda não possuem pontos estaduais. Entre os vários pontos turísticos a serem explorados, temos a região Nordeste, e a Terra Ronca, em São Domingos. O Presidente Fabrício Amaral espera que a população goiana “se dê a oportunidade” de conhecer as maravilhas que Goiás pode oferecer.
“A gente vê pessoas de fora elogiando o estado, gostando e o goiano não gosta porque não conhece. Então, o que a gente pede é que a população conheça os pontos turísticos do estado”, completou Amaral.
Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. (Foto: Divulgação / Goiás Turismo) - (Foto: Divulgação Agetur)