Estudantes de Caldas Novas participam do Projeto Escola no Legislativo

Educação / 405

Projeto Escola no Legislativo recebe os alunos da Faculdade Integrada de Caldas Novas

Os estudantes da Faculdade Integrada de Caldas Novas participaram da 34ª edição do Projeto Escola no Legislativo, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta quarta-feira (8). O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão da evolução histórica da democracia e a dinâmica do Poder Legislativo, destacando a contribuição de ambos para a consolidação do Estado Democrático de Direito.

As palestras foram realizadas no auditório 1, na sede do Poder Legislativo. Ao iniciar a fala, o professor Miguel Donizete Gusmão Filho explanou sobre Direitos Humanos, Democracia e o Poder Legislativo, ressaltando a importância em promover a compreensão da Declaração dos Direitos Humanos, desde sua origem histórica, atrelada às leis nacionais e internacionais. 

Ao longo da explanação, o professor destacou a relevância da Revolução Francesa no surgimento dos Direitos Humanos. "Na Revolução Francesa houve o esclarecimento de que todos os homens nascem livres e iguais em direitos", comentou. Ele também explicou que o propósito das palestras é contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania entre os estudantes, promovendo uma aproximação entre sociedade e Poder Legislativo. Isso permite que os participantes tenham uma compreensão mais próxima das funções exercidas pela Casa de Leis.

Durante o intervalo, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o professor João Pedro Faleiro Guida Mascarenhas para conhecer as instalações da Alego e visitar o Plenário Iris Rezende. No retorno, os palestrantes João Pedro e Maurício Barbosa Paranaguá discorreram sobre a antiga e a atual sede do Poder Legislativo goiano, abordando a origem, a evolução histórica e a sua importância.

A estudante Selma Perpétua Magalhães, participante do projeto, descreveu a experiência como marcante. "Foi ótimo explorar as dependências do Palácio Maguito Vilela e observar, de perto, os legisladores em atividade".

Fonte: Agência Assembleia de Notícias
Foto: Sérgio Rocha