Quatro estudantes da rede estadual de Educação têm a chance de representar Goiás na fase nacional, em Brasília
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa de Educação para a Democracia, desenvolvido pela Câmara dos Deputados, oportuniza a jovens do Ensino Médio de todo o Brasil uma experiência de aprendizagem sobre Política, Democracia e o papel do Poder Legislativo.
Nesta edição, quatro estudantes goianos foram pré-selecionados para a seleção final. Os escolhidos, em ordem alfabética, são:
André Luiz Santos Sousa (Colégio Estadual Professora Ricarda - Campos Belos)
Kalebe Pereira Alves de Oliveira (Cepi Delcides Ferreira de Morais - Caldas Novas)
Karla Lelis Barboza (CEPMG Ayrton Senna – Goiânia)
Luan Santos de Oliveira (Colégio Estadual João Carneiro dos Santos - Senador Canedo)
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) se empenha em incentivar a participação dos estudantes da rede pública estadual em programas que contribuam para a formação cidadã. Para participarem, os alunos tiveram de produzir um discurso abordando o tema: “A Educação que queremos”.
Segundo o Coordenador de Juventudes da Seduc/GO, Welliton Correia Vale, a produção deste discurso foi essencial para que os participantes entrevistassem colegas e professores e construíssem visões amplas do ambiente estudantil, de suas necessidades existentes e da importância em aliar Educação prática às políticas públicas da área. O intuito do discurso foi desenvolver nos participantes habilidades para o aprimoramento da participação política e para o exercício de uma cidadania ativa.
Experiência proveitosa aos estudantes
A participação de Luan Santos de Oliveira, do Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, de Senador Canedo, no Parlamento Jovem Brasileiro, está sendo uma oportunidade de estreitar ainda mais sua relação com a Política. Segundo Luan, desde muito cedo, a Política o atrai: “sempre fiquei por dentro de todos os temas políticos, conversava e debatia com os colegas e professores sobre assuntos relacionados a isso”. Foi por meio de um convite de um professor de português que o jovem conheceu o PJB e se encantou com a proposta.
“É muito bom poder sentir o privilégio, a responsabilidade e o prazer de poder ter voz na nossa sociedade como estudantes, afinal, está é a democracia. Falar sobre Educação, sobre aquilo que eu passo no dia a dia em um ambiente escolar, foi muito prazeroso (no discurso). Me senti abraçado pelo programa, por sentir que existe alguém que se importa com os problemas e desejos dos alunos”, afirma o jovem.
Para Kalebe Pereira Alves de Oliveira, do Cepi Delcides Ferreira de Morais, de Caldas Novas, foi instigante escrever sobre o tema. “Acho vital incentivamos jovens a terem uma vida política e acadêmica ativa, pois comumente escutamos que somos o futuro do país, então esse incentivo cria jovens capacitados e aptos para gerenciar os convívios na sociedade”.
André Luiz Santos Sousa, do Colégio Estadual Professora Ricarda, de Campos Belos, também conheceu o PJB através dos professores de sua escola: a partir da diretora Maristela e da professora Lucy. Para ele, sua participação também foi de muita valia. “Através de programas assim podemos adquirir conhecimento que muda vidas. Aprendi muito durante a realização das etapas. A roda de conversa que aconteceu na escola foi um momento de grande aprendizado”, contou o aluno.
De acordo com André, uma das grandes contribuições que o projeto proporciona é despertar no jovem o protagonismo, é o jovem descobrir que pode mudar a sua realidade através da Educação. “Eu estava desanimado e desmotivado com a escola, mas, com o projeto, eu comecei a perceber que podemos mudar a escola que temos e podemos mudar o meio em que vivemos. Com o projeto pude conhecer mais sobre a Educação que tenho e a que eu quero, sobre meus direitos, aprendi mais como funciona o Poder Legislativo e como ele pode mudar a educação em nosso país. São contribuições e reflexões que vou levar para a vida toda”, afirma.
Edição com recorde de inscritos
Na edição de 2023, o estado de Goiás teve a participação de 172 inscrições, um recorde em relação às edições anteriores (2018 com 68 inscrições, 2019 com 74 inscrições e 2020 com 67 inscrições). O engajamento e ampla divulgação em 30 Coordenações Regionais de Educação fortaleceram este recorde, com destaque para a Regional de Goiânia, com 28 inscritos e a Regional de Morrinhos com 27 inscritos.
Destes 172 inscritos, houve uma maior participação feminina com 56%. O percentual das modalidades de ensino foi: 94,8% do ensino médio, 4,1% do ensino técnico Integrado e 1,1% da Educação de Jovens e Adultos.
O Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa que anualmente oferece a estudantes do Ensino Médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante a jornada parlamentar, o PJB une estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais.
Fonte: Comunicação Setorial da Seduc/GO
Foto: Seduc/GO