Responsáveis pelas escolas e redes de ensino devem declarar os dados no Sistema Educacenso até o dia 31 de julho
Tem início na próxima quarta-feira (29/05) o período de coleta de dados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2024. A partir dessa data, os responsáveis pelas escolas públicas e privadas de todo o país devem registrar as informações no Sistema Educacenso, do Ministério da Educação (MEC).
Nesta primeira etapa são apuradas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. Esses dados devem ser registrados, obrigatoriamente, até o dia 31 de julho.
Nas escolas da rede pública estadual de Educação de Goiás, os dados são migrados do SIGE (Sistema de Gestão Escolar) para o Sistema Educacenso. De forma a orientar sobre a migração, os coordenadores do Censo Escolar das 40 regionais de Educação participarão, entre os dias 04 e 06 de junho, de um treinamento na Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO).
A divulgação dos resultados finais da primeira etapa do Censo Escolar está prevista para o dia 31 de janeiro de 2025.
Segunda etapa
O Censo Escolar, principal pesquisa estatística da Educação Básica, é realizado em duas etapas.
Segundo Portaria nº 181/2024, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 21 de maio, a segunda etapa do Censo Escolar 2024 ocorrerá no período de 3 de fevereiro a 14 de março de 2025.
Na segunda etapa serão levantados dados relativos à situação dos alunos, tais como rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados e reprovados) e ao movimento desses estudantes durante o ano letivo de 2024.
Fonte: Comunicação Setorial da Seduc/GO – Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)
Foto: Seduc/GO