Distribuição de títulos para bibliotecas municipais de todo Estado e projeto “Estante Literária” incentivam e popularizam a leitura em todo território goiano
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, já doou, nos últimos quatro anos, mais de 10 mil livros para instituições e bibliotecas, e ainda distribuiu títulos gratuitamente para a população com o projeto “Estante Literária”. O objetivo é incentivar e popularizar a leitura em todo o território goiano.
O titular da Secult, Marcelo Carneiro, afirma que os investimentos em leitura promovidos pela pasta têm resultados concretos. “Investir no hábito de leitura é fundamental para desenvolvermos cidadãos com visões diversas sobre a sociedade em que vivemos. A literatura aguça os sentidos, desperta curiosidades, provoca a melhora da escrita e apresenta novos mundos aos leitores. É uma honra estar à frente de uma pasta que desenvolve projetos assim”.
Doações
Até o momento, já foram doados 6.781 títulos para as bibliotecas municipais de Acreúna, Amaralina, Alexânia, Abadiânia, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Corumbá de Goiás, Cidade Ocidental, Ceres, Cristalina, Cachoeira Dourada,Campestre de Goiás,Goianésia, Portelândia, Santa Isabel, Palmeiras de Goiás, Ipameri, Santa Bárbara e
Os livros são repasses da produção das Leis de Incentivo de Goiás e de todo o Brasil. Também são constituídos por publicações de instituições como o Itaú Cultural e editoras independentes. Entre as obras estão diversos títulos de arte, romances, manuais e ainda sobre economia, política, psicologia, administração e biografias.
Biblioteca de Caldas Novas
A Biblioteca Pública Municipal Professor Josino Bretas, em Caldas Novas está localizada na rua Manoel Branco de Souza, nº 200, no bairro Olegário Pinto. O Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08hs às 18hs.
São quase 46 anos servidos à população de estudantes, pesquisadores, autores e todos que frequentam a Biblioteca Pública Municipal Prof. Josino Bretas.
Com o projeto de lei de 23 de janeiro do ano de 1976 em mãos, a bibliotecária Helena Carvalho exibe a certidão de nascimento de uma das mais importantes instituições de promoção ao conhecimento de nossa cidade.
Nessas mais de 4 décadas, a biblioteca já esteve no prédio da prefeitura, na Praça do Cerrado e hoje está situada na Rua Manoel Branco de Souza no setor Olegário Pinto. São mais de 20 mil títulos e cerca de 700 leitores cadastrados, afirma Helena.
A instituição desenvolve vários projetos de incentivo à leitura, como saraus, Roda de Leitura, Leia Mulheres e Visita Guiada. Com a pandemia, a maioria destas atividades está sendo realizada de maneira on-line.
Entre os títulos, raridades como a Enciclopédia dos Municípios Goianos, publicada pelo IBGE em 1960, com 20 volumes. Coleções completas de Shakespeare, Jorge Amado e Eça de Queiroz, edições que já ultrapassam 60 anos, e ainda, um acervo de áudio e vídeo com títulos clássicos de valor cultural universal.
Grande parte desses 46 anos, a Biblioteca foi talvez o único meio de pesquisa para a maioria dos estudantes de Caldas Novas antes do advento da internet. Entretanto, mesmo entre as novas gerações, há muitos leitores que preferem a leitura com o livro físico e o contato materializado com a escrita e o papel.
Edições goianas
“Memórias”, escrito por Pedro Ludovico Teixeira, “Livro de Receitas”, de dona Gercina Borges, e “faz rs”, da autora Larissa Mundin figuram entre as edições goianas que foram doadas. Já no cenário da literatura nacional, um exemplo é o livro que conta a trajetória artística da cantora Gal Costa. Os 100 exemplares da obra recebidos pelo Sistema Goiano de Bibliotecas da Dalapa Produções Artísticas já estão sendo doados a diversos municípios. A Biblioteca Municipal de Abadiânia foi uma das contempladas com um kit literário que continha o livro de Gal.
A vereadora por Abadiânia Kamila Borges veio pessoalmente buscar o kit e acredita que eles vão fomentar o hábito da leitura na cidade. “Recebemos 160 livros da Secult que irão auxiliar na requalificação da Biblioteca Municipal de Abadiânia. A gente acredita que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das pessoas”, frisou.
Para Paula Gardênia, diretora de Cultura de Corumbá de Goiás, a Secult auxiliou na atualização do acervo da Biblioteca Municipal da cidade. “A gente tem uma biblioteca antiga com um acervo precário e, por meio da Secult, com o recebimento do kit literário, vamos ampliar nosso acervo e fornecer mais títulos à nossa população”, comemorou.
Livros de graça para a população
Além da doação de kits literários aos municípios, em dezembro de 2021, a Biblioteca Estadual Pio Vargas, unidade da Secult, instalou em suas dependências a “Estante Literária – Pegue e Leve” para promover a leitura entre as pessoas que vivem nas imediações ou passam pela Praça Cívica. Desde o início da ação, mais de 4.248 livros de diversas áreas do conhecimento foram doados.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Fotos: Secult